Aguarde...

Benvindos Benvindos

Requalificação e Dinamização do Monte de São Marcos

Monte de São Marcos - Fajões

 

Um dos lugares mais antigos da freguesia de Fajões é o Lugar de S. Mamede, onde nasce o rio Ul e se situa o Monte de S. Marcos, com a sua capela, que fica a 477 metros de altitude.

A festa de S. Marcos realiza-se no dia 25 de abril, ou no domingo seguinte, se este dia for dia de semana. No domingo, dia principal dos festejos, realiza-se a procissão, na qual o andor do S. Marcos é conduzido desde a Igreja Paroquial até à sua capela, no cume do morro; segue-se a, missa solene e normalmente o arraial com banda de música, em geral, a da Freguesia.

Durante a tarde, os crentes e não crentes sobem até à capelinha, para admirar a panorâmica que daí se avista e, junto do altar, receber a “turrinha” do Santo, que é um leve toque que o mordomo dá com a penha da imagem do S. Marcos no devoto, ritual que, segundo a crença popular, tem como finalidade tornar dóceis e mansos os indivíduos mais traquinas e rebeldes.

Conforme escreve Pinho Leal, na obra “Portugal Antigo e Moderno”: “Quem tem filhos travêssos que os leve ali no dia da festa, se os quizer mansos. Isto diz o povo, e eu também digo que, se os rapazes forem por seu pé, quando chegarem à capela hão-de por força ir mansos para duas ou três horas”.

Há uns setenta anos, no sopé do morro de S. Marcos, por ocasião da festa, realizava-se a feira da linhagem, que se foi extinguindo à medida que o linho perdeu valor económico entre as famílias da região.

 

Enquadramento Territorial

 

O Monte de S. Marcos é um local aprazível, com caraterísticas únicas. Este local histórico é um ponto de passagem para a população que gosta de desfrutar da excelente vista que este proporciona, mas também pelos espaços de lazer e convívio, sempre frequentados por muitos visitantes.

No cume da colina do Monte de S. Marcos podemos encontrar um privilegiado miradouro, onde se consegue avistar algumas povoações que segundo os dizeres dos locais, são “as sete cidades” e vislumbrar um vasto e deslumbrante panorama, podendo se avistar a orla marítima de Aveiro até à cidade do Porto.

Após descer a encosta, consegue avistar-se o velho e degradado Aqueduto de S. Mamede, outrora destinado à água de regas da povoação. A área envolvente do Monte de S. Marcos é composta pela flora caraterística da região e oferece espaços agradáveis para piqueniques, lazer, prática de alguns jogos tradicionais e percursos pedestres.

 

Requalificação

 

intervenção realizada no monte de S. Marcos, foi um desafio levado a cabo pela Junta de Freguesia de Fajões com o objetivo de requalificar o espaço de forma a capacita-lo com condições atrativas através da criação de um acesso digno ao cume do monte, onde podemos desfrutar de vistas fantásticas através de binóculos que estão ao dispor dos visitantes, e da estruturação de zonas de lazer convívio ao longo do monte.

Temos ainda o objetivo de publicitar e dinamizar o espaço com iniciativas socioculturais e animação turística, envolvendo as coletividades e associações, principalmente da freguesia, mas também do concelho. Esta intervenção só foi possível, porque pela primeira vez a Junta de Freguesia de Fajões se candidatou a Fundos de Financiamento Europeu. O trabalho realizado pelo executivo dos mandatos 2017-2021 e 2021-2025 foi essencial para que o projeto apresentado fosse aprovado pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020.

 

 

Dinamização

 

A requalificação do Monte de S. Marcos permite novas dinâmicas que para além de revitalizar a festa em honra de S. Marcos que se realiza a 25 de abril, vai permitir que as diversas coletividades, associações e instituições da nossa freguesia desenvolvam as suas variadíssimas atividades neste fabuloso espaço.

 

Localização

 

O Monte de S. Marcos fica situado no lugar de S. Mamede, na Freguesia de Fajões, no extremo Nordeste do Concelho de Oliveira de Azeméis, faz fronteira com os Concelhos de Arouca e Santa Maria da Feira.

A área envolvente é composta pela flora caraterística da região, onde podemos encontrar a nascente do Rio Ul e o velho Aqueduto de S. Mamede.

 

Ficha de Projeto

 

Download de ficha de projeto

 

Download do Roteiro Histórico

 

Download da Placa de Publicitação de Apoios

 

Download do Vídeo Promocional - Brevemente

 


Este site utiliza cookies. Ao utlizar o website, confirma que aceita a nossa politica de privacidade.